SAÚDE



A

A

Dr. Ajuda: estou com pressão alta, preciso ir ao hospital?

Brasil61

Neste episódio, a Cardiologista Dra. Tatiana Torres Leal (CRM: 121.142/ SP) explica sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica.

    

A pressão arterial varia ao longo do dia, devido fatores como atividade física, estresse, fumo e dor. Se estiver alta, tente relaxar e medir novamente. Se a pressão diastólica ficar acima de 120 mmHg ou apresentar sintomas como dor no peito, falta de ar, dificuldade de fala ou perda de força, procure um pronto-socorro, pois pode indicar um problema grave.

Para reduzir a pressão sem medicamentos, siga essas dicas: pratique exercícios, mantenha uma alimentação saudável com pouco sal, evite álcool, controle o estresse, consuma café moderadamente (até 5 xícaras por dia) e pare de fumar. Essas mudanças ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e melhoram a qualidade de vida.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Colesterol: sinais, controle e tratamento

Brasil61

Neste episódio, o Cardiologista Dr. Bruno Mioto (CRM: 112.007/ SP) explica sobre colesterol.

    

Você sabia que o colesterol alto pode ser um grande risco para a saúde e que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas? 

No entanto, existem alguns sinais que podem indicar o problema, como manchas ou placas amareladas ao redor dos olhos (xantelasma), nódulos amarelados ou avermelhados na pele (xantomas) e um anel acinzentado ao redor da íris (arco senil). Além disso, dores no peito (angina) podem surgir devido ao acúmulo de placas nas artérias do coração.

Em casos mais graves, o colesterol alto pode causar derrames ou dores nas pernas ao caminhar. Se você notar algum desses sinais, procure um médico e faça seus exames no dia. 

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

O que é e como prevenir a mielomeningocele?

Bianca Mingote

Neste episódio, o Neurocirurgião Dr. Daniel Cardeal (CRM: 104.292/ SP) explica o que é mielomeningocele e como prevenir. A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida que ocorre quando a medula espinhal fica exposta por uma falha no fechamento da coluna durante a gestação.

    

Neste episódio, o Neurocirurgião Dr. Daniel Cardeal (CRM: 104.292/ SP) explica o que é mielomeningocele e como prevenir.

A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida que ocorre quando a medula espinhal fica exposta por uma falha no fechamento da coluna durante a gestação. Quando está completamente exposto, chamamos de mielomeningocele aberta. Quando há uma pele cobrindo a medula, é chamada de espinha bífida oculta.

Essa exposição pode causar danos ainda na barriga da mãe, provocando problemas neurológicos ao nascimento, como dificuldade ou impossibilidade de andar e alterações na bexiga, conhecida como bexiga neurogênica. Em alguns casos, também pode haver hidrocefalia e comprometimento cognitivo.

A causa não é totalmente conhecida, mas saiba que a deficiência de ácido fólico aumenta o risco. Por isso, as mulheres que planejam engravidar devem tomar ácido fólico antes mesmo de engravidar. Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Como identificar a dependência de álcool

Agência do Rádio

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser (CRM: 112.072/ SP) conta quando uma pessoa pode ser considerada dependente de álcool. A dependência de álcool vai além da quantidade ingerida. O dependente sente forte desejo de beber e tem dificuldade em controlar o consumo, mesmo enfrentando problemas pessoais, familiares ou profissionais por causa da bebida.

    

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser (CRM: 112.072/ SP) conta quando uma pessoa pode ser considerada dependente de álcool.

A dependência de álcool vai além da quantidade ingerida. O dependente sente forte desejo de beber e tem dificuldade em controlar o consumo, mesmo enfrentando problemas pessoais, familiares ou profissionais por causa da bebida. Ele pode beber mais do que gostaria, desenvolver tolerância  - precisando de doses maiores para sentir os mesmos efeitos  - e apresentar sintomas de abstinência ao parar de beber. O principal sinal de dependência é a perda de controle. Se você tem dúvidas de que está enfrentando esse problema, procure ajuda médica com antecedência.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

https://www.youtube.com/shorts/EuXZ0gIGXa8

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Hidrocefalia de pressão normal

Agência do Rádio

A hidrocefalia de pressão normal é uma condição que pode causar demência, mas, quando diagnosticada precocemente, pode ser revertida. Ela ocorre devido ao acúmulo de álcool no cérebro.

    

A hidrocefalia de pressão normal é uma condição que pode causar demência, mas, quando diagnosticada precocemente, pode ser revertida. Ela ocorre devido ao acúmulo de álcool no cérebro, geralmente por problemas na sua absorção, podendo ser desencadeada por tumores, meningite ou derrames. Esse acúmulo comprime o cérebro e compromete sua função.

O diagnóstico é feito com exames clínicos, tomografia ou ressonância magnética. O tratamento consiste em uma cirurgia de derivação ventrículo-peritoneal, que drena o excesso de líquido e reduz os sintomas. Em caso de suspeita de demência, procure um neurologista, psiquiatra ou geriatra.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

HPV: vacinação é forma mais eficaz de proteção

Brasil61

Você sabia que existe uma vacina que protege do câncer? É a vacina HPV. O Papilomavírus Humano é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. O HPV pode causar desde verrugas nos órgãos genitais e orofaringe até câncer no colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. E atenção: o HPV não provoca sintomas na maioria das pessoas e o vírus pode ficar no organismo por meses e até anos sem manifestar sinais. A forma mais eficaz de se proteger contra o HPV é a vacinação. A camisinha reduz o risco de pegar a doença, mas não protege totalmente, por isso o melhor é se vacinar, além de usar a camisinha.

    

Você sabia que existe uma vacina que protege do câncer? É a vacina do HPV. O Papilomavírus Humano é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. O HPV pode causar desde verrugas nos órgãos genitais até câncer no colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. 

E atenção: o HPV não provoca sintomas na maioria das pessoas e o vírus pode ficar no organismo por meses e até anos sem manifestar sinais. 

A forma mais eficaz de se proteger contra o HPV é a vacinação. A camisinha reduz o risco de pegar a doença, mas não protege totalmente, por isso é importante se vacinar, além de usar a camisinha. 

A artesã Elis Martins, de Brasília, no Distrito Federal, tem 36 anos. Ela teve infecção pelo  HPV na adolescência, quando a vacina ainda não era oferecida pelo Sistema Único de Saúde. Elis faz um apelo, para que ninguém passe pelo que ela passou. “Hoje, quase 20 anos depois desse episódio, vejo a importância da informação, de falar para todos os adolescentes, como é importante se prevenir, o quanto é importante essa vacina, o quanto ela é segura e eficaz. É muito importante, muito importante mesmo. Deixo aqui um apelo para cuidarmos mais, nos informarmos mais, nos protegermos mais”.

A vacina é aplicada em dose única em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade. O Ministério da Saúde também tem estratégias de resgate nas escolas para os não vacinados na faixa de 15 a 19 anos, como explica o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti. “Lembrando que nós também precisamos convergir a estratégia de vacinação nas escolas com a estratégia de resgate da vacinação contra o HPV. Recentemente nós fizemos um chamado aos estados e municípios para vacinar as pessoas de 15 a 19 anos que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente, oportunizando para esses adolescentes a proteção necessária. Ao realizar esse resgate junto com a vacinação nas escolas, aumenta-se a adesão a essa vacinação, já que é nas escolas que os adolescentes ficam a maior parte do dia, especialmente os de Ensino Médio.”

O Brasil é signatário da estratégia de eliminação do câncer de colo de útero. E um dos pilares para atingir essa meta é alcançar 90% de cobertura na vacinação contra o HPV.

Vacina contra o HPV: indicação


•    Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
•    Mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos;
•    Vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 9 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto;
•    Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto (de acordo com esquema preconizado para idade ou situação especial);
•    Pacientes portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente/PRR a partir de 2 anos de idade.

Participe da mobilização nacional pela vacinação contra o HPV. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto e garanta a imunização. 

Para mais informações, acesse www.gov.br/vacinacao.
  

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Rosácea: o que é e quais são os sintomas

Agência do Rádio

A rosácea é uma condição de pele que causa resistência no rosto, afetando 1 em cada 10 pessoas. Os sintomas incluem vasos sanguíneos visíveis, lesões semelhantes às espinhas e avaliação ocular

    

A rosácea é uma condição de pele que causa resistência no rosto, afetando 1 em cada 10 pessoas. Os sintomas incluem vasos sanguíneos visíveis, lesões semelhantes às espinhas e avaliação ocular. A causa exata é desconhecida, mas fatores como estresse, álcool, temperaturas extremas e exposição ao sol podem piorar o quadro.

O diagnóstico é clínico e, em casos duvidosos, pode incluir biópsia. Não há cura, mas o controle envolve medicamentos para inflamação e laser para vasos dilatados. Cuidados diários com a pele sensível são essenciais.

Para saber mais, assista ao vídeo sobre Tuberculose do canal do Dr. Ajuda no Youtube.

 

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Dengue: não se automedique, procure atendimento médico

Brasil61

Dengue: automedicar é perigoso e pode agravar a doença. O Ministério da Saúde faz um alerta: ao sentir os primeiros sintomas, como febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, dor nas articulações, procure uma unidade de saúde e não tome remédios por conta própria

    

Em meio à crescente preocupação com a dengue em todo o país, a automedicação surge como um perigo adicional — capaz de mascarar sintomas, agravar o quadro e aumentar o risco de complicações

A campanha nacional de enfrentamento às arboviroses faz um alerta enfático: diante da suspeita de dengue, buscar orientação de um profissional de saúde é fundamental para garantir um tratamento adequado e prevenir consequências sérias.

Os sintomas iniciais da dengue — como febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos — podem levar algumas pessoas a tomarem a remédios por conta própria. 

No entanto, essa prática pode ser extremamente prejudicial. Fabiano Geraldo Pimenta Junior, secretário adjunto da Secretaria de Vi

gilância em Saúde e Ambiente (SVSA), alerta: “A automedicação é sempre perigosa. No caso da dengue, o uso de medicamentos como o acetilsalicílico pode causar hemorragias. Por isso, é fundamental evitar esse tipo de prática.”

O uso de AAS e outros anti-inflamatórios pode aumentar o risco de sangramentos em pacientes com dengue. Além disso, a automedicação pode esconder sinais importantes e atrasar a procura por atendimento médico.

O secretário também destaca que o tratamento varia entre as arboviroses: “Febre amarela, dengue e chikungunya exigem condutas diferentes. A automedicação nesse ponto também pode levar a um agravamento da situação.”

Diante da suspeita de dengue ou de outras arboviroses, a orientação é clara: procure imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento precoce é essencial para o diagnóstico correto e seguro. O gestor reforça: “A maioria dos casos, a unidade de saúde resolve 80%, 90% dos casos, seja com a hidratação oral, seja com orientação sobre os sintomas. Começou com febre, dor no corpo ou nas articulações, procure a unidade de saúde mais próxima.

Não coloque sua saúde em risco tomando remédios por conta própria. Ao sentir os primeiros sintomas, busque orientação de um profissional de saúde. Informação e acompanhamento médico são as melhores formas de proteger você e sua família.

Para mais informações, acesse gov.br/mosquito ou ligue para o OuvSUS no 136.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

FARMÁCIA POPULAR: Brasil avança na distribuição de medicamentos

Marquezan Araújo

Desde 2023, o Brasil tem apresentado avanços na área da Saúde. Um retrato desse cenário é a oferta 100% gratuita de medicamentos que fazem parte do Programa Farmácia Popular, que passou a vigorar em fevereiro deste ano. Vale destacar que a iniciativa também incluiu a distribuição de fraldas geriátricas.

    

Desde 2023, o Brasil tem apresentado avanços na área da Saúde. Um retrato desse cenário é a oferta 100% gratuita de medicamentos que fazem parte do Programa Farmácia Popular, que passou a vigorar em fevereiro deste ano. Vale destacar que a iniciativa também incluiu a distribuição de fraldas geriátricas.

Uma das beneficiárias é a cearense Antonia Soares de Barros, aposentada, de 74 anos. Moradora de Maracanaú, ela faz uso de medicamentos para tratamento de diabetes e hipertensão há 14 anos. Na avaliação de Dona Aldenira, como é conhecida, o programa é essencial, sobretudo pelo objetivo de facilitar o acesso de todas as pessoas, independentemente de renda.  

“Essa iniciativa [Farmácia Popular] é uma prioridade, porque esses remédios que precisamos continuamente precisam ser tomados todos os dias. Então, é uma necessidade, tanto para quem tem baixa renda quanto para quem tem uma renda melhor”, avalia a aposentada. 

Raquel da Conceição Vieira, de 52 anos, que trabalha com serviços gerais, também conta com esse benefício. Natural do município maranhense de Caxias, e atualmente moradora de Independência, no Ceará, ela sofre de hipertensão e diabetes. Por isso, considera o programa fundamental. 

“Para mim, é bom porque não pago. A metade dos remédios que tomo tem na farmácia para vender, mas são caros. E a gente recebendo de graça é melhor. Muita gente precisa receber porque não tem condições de comprar o remédio. Se fosse preciso comprar, iria faltar dinheiro”, pontua. 

Ampliação de profissionais

Além da disponibilidade desses medicamentos, outro avanço foi registrado em relação à contratação de profissionais que atuam na área da saúde, nesse período. No Programa Mais Médicos, por exemplo, a ampliação dobrou. O número chegou a 26 mil, após ter sido reduzido para 13 mil.

Os municípios brasileiros também passaram a ter cinco vezes mais ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Entre 2019 e 2022, o número de veículos entregues foi de apenas 366. Porém, desde 2023, a quantidade aumentou para 2.067.

Cirurgias eletivas

Ainda dentro do contexto da saúde, foi notado um aumento de 37% na quantidade de cirurgias eletivas realizadas em 2024, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação a 2022. No último ano, foram registrados mais de 14 milhões de procedimentos.

O Brasil também mostrou evolução na imunização infantil, pois conseguiu sair da lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo, segundo a Unicef.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM), de 2023 até agora, foram enviadas 698 milhões de doses para todos os estados – o que contribuiu, inclusive, para o país aumentar a cobertura vacinal para 15 das 16 vacinas infantis.

Campanha “O Brasil é dos Brasileiros”

Nova campanha institucional do Governo Federal apresenta elementos da cultura brasileira e linguagem digital para destacar e homenagear a diversidade, criatividade e espírito empreendedor da população do país.

A peça revela que, após dois anos de gestão do governo, o Brasil retornou ao ranking das 10 maiores economias do mundo, com avanços sociais e econômicos, além de ter atuado na redução da fome, diminuição do desemprego e elevação da renda da população.

 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Dengue grave: reconheça sintomas e evite complicações

Brasil61

Atenção! A dengue pode evoluir para quadros graves em poucas horas. Não ignore os sinais de alarme. Dor intensa na barriga, vômitos frequentes, tontura e sensação de desmaio e qualquer sangramento no nariz, gengivas e fezes são sinais de alerta para a dengue grave. Fique atento! Se sentir um desses sintomas procure uma unidade de saúde imediatamente Não perca tempo, sua vida pode depender disso.

    A dengue pode evoluir para formas graves que exigem atenção médica urgente. A campanha nacional de enfrentamento à dengue e outras arboviroses intensifica o alerta para os sinais que indicam que a doença está se agravando e reforça a importância de procurar imediatamente uma unidade de saúde para evitar hospitalizações e, principalmente, reduzir o risco de óbito. Reconhecer esses sinais é crucial para uma intervenção rápida e eficaz.

A progressão da dengue para um quadro grave pode ser silenciosa nos primeiros dias, mas alguns sintomas demandam atenção imediata. 

Fabiano Geraldo Pimenta Junior, secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), destaca os principais sinais de alerta: "Dor abdominal intensa, vômitos persistentes, tonteiras, queda de pressão, que a pessoa percebe que está acontecendo alguma coisa, que ela teve uma alteração da pressão. Isso é, se for sábado, se for domingo, se for à noite, não esperar a unidade de saúde, abrir na segunda-feira, é procurar uma emergência."

Sinais de alerta da dengue grave:

  • Dor intenda na barriga
  • Vômitos frequentes 
  • Tontura ou sensação de desmaio
  • Sangramentos nas gengivas, nariz ou fezes
  • Cansaço e/ou irritabilidade
  • Dificuldade de respirar

O secretário adjunto também enfatiza a vulnerabilidade de alguns grupos: "A gente chama a atenção, para aquelas pessoas que têm diabetes, hipertensão, idosos. Para aquelas pessoas que têm alguma doença que nós chamamos de doenças com problemas no sistema imunológico, então, é muito importante que isso seja observado, porque esses sinais de alertas exigem um cuidado muito mais urgente."

Ao identificar qualquer um desses sinais de alerta, a recomendação é clara: não espere e procure imediatamente um serviço de urgência, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital. O tempo é um fator fundamental para evitar complicações graves e aumentar as chances de recuperação.

A busca por atendimento médico já nos primeiros sintomas da dengue também é essencial  para tratamento adequado e para evitar que a doença evolua para formas graves. Conforme orienta Fabiano Pimenta: "Ao sentir febre, dor no corpo ou nas articulações, procure a unidade de saúde para uma primeira avaliação."

Para mais informações, acesse gov.br/mosquito ou ligue para o OuvSUS no 136.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Alterações do paladar: O que pode ser?

Agência do Rádio

Você sabia que o nosso paladar depende de vários sentidos trabalhando juntos? As papilas gustativas, localizadas na língua, detectam sabores como doce, salgado, azedo e amargo.

    Você sabia que o nosso paladar depende de vários sentidos trabalhando juntos? As papilas gustativas, localizadas na língua, detectam sabores como doce, salgado, azedo e amargo. Elas enviam sinais aos nervos e, junto com o olfato, levam essas informações ao cérebro, onde os sabores são interpretados.

Se algo nesse caminho estiver comprometido, o paladar pode ser afetado. Entre as causas estão problemas na boca, como vômitos frequentes ou cirurgias, alterações nos nervos causadas pelo diabetes, gripes, sinusites, AVC, tumores cerebrais, uso de medicamentos, cigarro e álcool.

O tratamento depende da causa, mas muitos casos têm solução com o diagnóstico certo. Em caso de mudança no paladar, procure orientação médica.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Envelhecimento da bexiga

Agência do Rádio

Você sabia que a bexiga também envelhece? Com o passar dos anos, o músculo da bexiga pode perder força e elasticidade, dificultando o armazenamento e a eliminação da urina. Isso pode levar a problemas como incontinência urinária, necessidade de urinar à noite, infecções frequentes e até retenção urinária.

    Você sabia que a bexiga também envelhece? Com o passar dos anos, o músculo da bexiga pode perder força e elasticidade, dificultando o armazenamento e a eliminação da urina. Isso pode levar a problemas como incontinência urinária, necessidade de urinar à noite, infecções frequentes e até retenção urinária.

O médico Urologista Dr. Fabio Ortega explica sobre a função e o que é a bexiga. "A bexiga é como um reservatório inteligente que armazena a urina produzida pelos rins e libera quando estamos prontos para ir ao banheiro. É um órgão muscular, com capacidade de se expandir e contrair, adaptando-se a quantidade de urina armazenada".

Nas mulheres, o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico pode causar escapes de urina e até o prolapso da bexiga, quando ela “cai” em direção à vagina. Já nos homens, o aumento da próstata pode atrapalhar o esvaziamento da bexiga.

Mas, a boa notícia é que é possível prevenir ou controlar esses problemas com hábitos simples, como:

  • Beber bastante água
  • Praticar exercícios para o assoalho pélvico, como os de Kegel
  • Evitar cafeína e álcool em excesso
  • Manter um peso saudável

Se você percebeu alterações urinárias com o tempo, não ignore os sinais. Procure um urologista e cuide da sua saúde urinária. Isso faz toda a diferença na qualidade de vida.

Assista ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Saiba o que é sarcopenia e como evitá-la

Agência do Rádio

Você sabia que a partir dos 30 anos já começamos a perder massa muscular? Esse processo natural, chamado sarcopenia, acelera com o passar do tempo e pode comprometer a força, a mobilidade e até a independência nas atividades do dia a dia.

    Você sabia que a partir dos 30 anos já começamos a perder massa muscular? Esse processo natural, chamado sarcopenia, acelera com o passar do tempo e pode comprometer a força, a mobilidade e até a independência nas atividades do dia a dia.

“A sarcopenia é como um ladrão silencioso: vai tirando nossa força aos poucos, dificultando tarefas simples, como levantar da cadeira ou carregar uma sacola”, explica a geriatra. Mas, há formas eficazes de manter a força e a vitalidade dos músculos:

  • Faça exercícios com peso: musculação, agachamentos e flexões são grandes aliados;
  • Consuma proteínas diariamente: carnes, ovos, leite, leguminosas como feijão e lentilha ajudam na reconstrução muscular;
  • Durma bem e controle o estresse: são fatores importantes para o bom funcionamento do corpo;
  • Trate doenças crônicas: como diabetes e hipertensão, que impactam a saúde muscular.

Músculos fortes são sinônimo de mais qualidade de vida, mobilidade, equilíbrio e autonomia em qualquer fase da vida.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:
 



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Dor no testítculo? Saiba as causas e quando se preocupar

Agência do Rádio

Você já ouviu falar em orquite ou epididimite? Esses são os nomes técnicos da infecção no testículo, uma condição que começa com dor leve, mas que pode piorar rapidamente.

    Você já ouviu falar em orquite ou epididimite? Esses são os nomes técnicos da infecção no testículo, uma condição que começa com dor leve, mas que pode piorar rapidamente.

Os sinais mais comuns incluem aumento do testículo, vermelhidão, calor e dor que melhora quando se usa uma cueca mais justa. “Em adultos, geralmente a causa é bacteriana e afeta apenas um testículo, podendo vir acompanhada de ardência para urinar ou até corrimento”, explica o urologista.

Já nas crianças e adolescentes, as infecções virais são mais frequentes, como a caxumba, que pode descer para os testículos e afetar os dois lados. Febre acima de 38 graus e calafrios também são sintomas comuns.

Se desconfiar de infecção, procure um urologista. O diagnóstico é feito com exame físico e, se necessário, ultrassom e exames de urina. O tratamento depende da causa: pode envolver antibióticos, repouso, anti-inflamatórios e até cirurgia em casos mais graves.

Quanto antes for tratado, menor o risco de complicações. Não deixe para depois.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:
 



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

O que causa ganho de peso? Veja as causas

Agência do Rádio

Neste episódio, o Endocrinologista Rafael Pergher (CRM: 116.112/ SP) explica sobre os remédios que podem influenciar no ganho e no controle de peso.

    Alguns medicamentos podem contribuir para o ganho de peso. Entre eles estão:

  • Antipsicóticos, como olanzapina e clozapina;
  • Antidepressivos, como amitriptilina e paroxetina;
  • Anticonvulsivantes, como ácido valpróico, gabapentina e carbamazepina;
  • Corticoides usados por tempo prolongado.

Mas, atenção: isso não significa que, ao tomar essas medicações, a pessoa, necessariamente, vai engordar. “Nunca suspenda um remédio por medo de ganhar peso sem antes conversar com o seu médico”, orienta o endocrinologista Rafael Pergher (CRM: 116.112/ SP). 

E para quem já emagreceu, manter o peso exige atenção constante. Algumas dicas essenciais são:

  • Continue praticando exercícios regularmente;
  • Mantenha os hábitos alimentares saudáveis que levaram ao emagrecimento;
  • Monitore seu peso com frequência;
  • Tenha acompanhamento com um profissional de saúde.

Lembre-se: cuidar do peso é cuidar da saúde como um todo. Se tiver dúvidas, procure orientação médica.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Envelhecimento da sexualidade feminina

Agência do Rádio

A sexualidade é parte essencial da vida humana e está presente desde a infância até a velhice. Ela envolve desejo, afeto, prazer, intimidade e reprodução, e vai muito além do ato sexual.

    A sexualidade é parte essencial da vida humana e está presente desde a infância até a velhice. Ela envolve desejo, afeto, prazer, intimidade e reprodução, e vai muito além do ato sexual.

Com o envelhecimento, ocorrem mudanças no corpo, como diminuição dos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona), redução da lubrificação vaginal e alterações na sensibilidade. Mas, atenção: isso não significa o fim da vida sexual.

“Envelhecer não apaga a sexualidade, apenas transforma a forma como ela se manifesta”, explica a ginecologista Dra. Nelly Kim Kobayashi (CRM: 129.368/ SP).

Adaptar-se às novas necessidades, explorar formas diferentes de prazer e manter o diálogo com o parceiro são passos importantes para viver a sexualidade de forma plena.

A sexualidade madura pode ser vivida com liberdade, satisfação e plenitude. Não tenha medo de buscar informação e cuidado.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Envelhecimento da pele: entenda e cuide!

Agência do Rádio

A pele é o maior órgão do corpo e o primeiro a mostrar sinais do tempo. Com os anos, ela perde colágeno e elastina, ficando mais fina, seca e com rugas.

    A pele é o maior órgão do corpo e o primeiro a mostrar sinais do tempo. Com os anos, ela perde colágeno e elastina, ficando mais fina, seca e com rugas. Entre os fatores que aceleram o envelhecimento, estão: exposição excessiva ao sol, tabagismo, má alimentação e falta de cuidados diários.

Como cuidar:

  • Use protetor solar todos os dias;
  • Tenha uma alimentação rica em antioxidantes;
  • Hidrate-se bem e evite álcool e açúcar em excesso;
  • Limpe e hidrate a pele com produtos adequados.

“Cuidar da pele não é só estética, é saúde. O câncer de pele é o mais comum no Brasil, mas pode ser prevenido com hábitos simples”, lembra a dermatologista dra. Vivian Loureiro (CRM: 135.250/SP)

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Glândulas paratireoides: pequenas, mas essenciais!

Agência do Rádio

Existem quatro glândulas paratireoides no pescoço, ao lado da tireoide. Elas são responsáveis por regular os níveis de cálcio no sangue.

    Existem quatro glândulas paratireoides no pescoço, ao lado da tireoide. Elas são responsáveis por regular os níveis de cálcio no sangue. Sua função principal é produzir o hormônio PTH, que aumenta o cálcio no sangue.

Já o cálcio é essencial para:

  • Contração dos músculos (inclusive o coração);
  • Funcionamento dos nervos;
  • Saúde dos ossos;
  • Coagulação do sangue.

“Quando os níveis de cálcio caem, as paratireoides trabalham para equilibrá-los”, explica o Dr. Murilo Neves.

Problemas como hiperparatireoidismo podem causar desequilíbrios. Fique atento aos exames de rotina e cuide da sua saúde!

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:
 

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Soroterapia funciona mesmo?

Agência do Rádio

A soroterapia, que é a reposição de vitaminas e minerais direto na veia, tem sido muito procurada por quem busca mais saúde e energia.

    A soroterapia, que é a reposição de vitaminas e minerais direto na veia, tem sido muito procurada por quem busca mais saúde e energia. Mas, atenção: segundo o Dr. Márcio Aurélio Silva, “para a maioria das pessoas, não há evidências de que a soroterapia seja necessária”.

Quando ela é indicada?

  • Após cirurgias como bariátrica, com dificuldade de absorção;
  • Em deficiências graves, como alguns tipos de anemia;
  • Quando não é possível usar comprimidos.

Na maioria dos casos, vitaminas podem ser repostas pela alimentação ou por via oral. Antes de fazer, converse com seu médico!

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Varicocele: o que é importante saber?

Agência do Rádio

Varicocele são varizes no cordão do testículo, e na maioria dos casos, não causam problemas.

    Varicocele são varizes no cordão do testículo, e na maioria dos casos, não causam problemas. Mas, fique atento, pois elas podem:

  • Gerar dor leve ou desconforto;
  • Reduzir o tamanho do testículo;
  • Diminuir a produção de testosterona e afetar a qualidade dos espermatozoides, dificultando a fertilidade.

“O diagnóstico é feito no exame físico e, quando necessário, confirmado com ultrassom”, explica o Dr. Fábio Ortega.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

Metabolismo e envelhecimento: o que muda?

Agência do Rádio

Algumas pessoas sentem que ganham peso mais fácil do que antes. Mas, o Dr. Márcio Aurélio Silva Pinto, conta que “o metabolismo só começa a diminuir de verdade após os 60 anos, cerca de 0,7% ao ano”

    Algumas pessoas sentem que ganham peso mais fácil do que antes. Mas, o Dr. Márcio Aurélio Silva Pinto, conta que “o metabolismo só começa a diminuir de verdade após os 60 anos, cerca de 0,7% ao ano”.

O que acontece antes disso?

  • Dos 20 aos 60 anos, o metabolismo fica estável;
  • O ganho de peso normalmente vem dos hábitos, não do metabolismo.
  • Como prevenir as consequências?
  • Faça exercícios de força (musculação, pilates, etc.) para manter a massa muscular;
  • Priorize alimentos naturais, ricos em proteínas e fibras;

Evite ultraprocessados e controle a gordura abdominal.

Envelhecer bem é possível. Cuide-se!

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Doença de von Willebrand: o que é e como cuidar

Agência do Rádio

A doença de von Willebrand é identificada, principalmente, quando uma pessoa sangra muito ao se machucar, tem manchas roxas sem motivo ou menstruação intensa.

    A doença de von Willebrand é identificada, principalmente, quando uma pessoa sangra muito ao se machucar, tem manchas roxas sem motivo ou menstruação intensa. Ela é um distúrbio de sangramento mais comum, afetando 1 em cada 100 pessoas.

Ela é genética e acontece porque uma “cola” essencial para as plaquetas estancarem o sangramento não funciona direito. Segundo a Dra. Fernanda Santos, “embora não tenha cura, há vários tratamentos que reduzem o risco de sangramento”.

Sangramento excessivo não é normal. Procure um hematologista!

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Envelhecimento dos vasos sanguíneos: entenda e cuide-se

Agência do Rádio

Com o passar dos anos, os vasos perdem elasticidade, acumulam gordura e cálcio, e as veias podem enfraquecer, favorecendo varizes

    

Com o passar dos anos, os vasos perdem elasticidade, acumulam gordura e cálcio, e as veias podem enfraquecer, favorecendo varizes. Mas, segundo o Dr. Manuel Lobato, “adotar hábitos saudáveis é fundamental para manter os vasos limpos e flexíveis”.

Principais cuidados:

  • Alimentação rica em frutas, verduras e grãos integrais;
  • Pouco sal, açúcar e gorduras saturadas;
  • Exercícios físicos regulares;
  • Evitar cigarro e controlar o estresse;
  • Fazer check-ups para pressão e colesterol.

Cuidar dos seus vasos é investir em uma vida longa e cheia de energia!

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A


    Abstinência de cocaína: saiba identificar os sinais

Agência do Rádio

A cocaína é a segunda droga ilícita mais usada no Brasil e, quando o uso é interrompido, surgem sintomas importantes de abstinência.

A cocaína é a segunda droga ilícita mais usada no Brasil e, quando o uso é interrompido, surgem sintomas importantes de abstinência.

Sintomas nos primeiros dias:

  • Falta de energia e muita fadiga;
  • Sono e fome excessivos;
  • Sensação de depressão e angústia.

Sintomas nas semanas seguintes:

  • Irritação e ansiedade;
  • Insônia e falta de prazer nas atividades;
  • Problemas de memória e fissura (vontade intensa de usar novamente).

“Esses sintomas são sinais de que o corpo e a mente estão tentando se reorganizar sem a droga”, explica a psiquiatra Dra. Karina Abunasser.

Se você ou alguém próximo está passando por isso, busque ajuda médica.

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

Infecção pélvica causa infertilidade?

Agência do Rádio

A Doença Inflamatória Pélvica (Dipa) é uma infecção dos órgãos reprodutivos da mulher, geralmente causada por infecções sexualmente transmissíveis. Ela começa na vagina ou no colo do útero e pode se espalhar para o útero, trompas e ovários.

 A Doença Inflamatória Pélvica (Dipa) é uma infecção dos órgãos reprodutivos da mulher, geralmente causada por infecções sexualmente transmissíveis. Ela começa na vagina ou no colo do útero e pode se espalhar para o útero, trompas e ovários.

Os principais sintomas incluem corrimento com odor forte, dor na parte baixa da barriga, febre, dor na relação sexual e sangramento fora do período menstrual. O diagnóstico é feito com exame ginecológico e, em alguns casos, exames de imagem ou testes laboratoriais.

O tratamento é feito com antibióticos. Nos casos leves, por via oral; nos mais graves, direto na veia. Se não for tratada corretamente, a DIPA pode causar complicações como gravidez fora do útero, dor pélvica crônica, infertilidade, abscesso nos ovários e até infecção generalizada.

Mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos, com múltiplos parceiros, que não usam preservativo ou fazem duchas vaginais têm maior risco.

Ao perceber os sintomas, é fundamental procurar atendimento médico o quanto antes.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

    

Endocardite: o perigo oculto nos seus dentes

Agência do Rádio

A endocardite é uma infecção que atinge o revestimento interno do coração ou as válvulas cardíacas, geralmente causada por bactérias, mas também pode ser provocada por fungos. Ela ocorre quando esses micro-organismos entram na corrente sanguínea e se alojam em áreas já danificadas do coração.

A endocardite é uma infecção que atinge o revestimento interno do coração ou as válvulas cardíacas, geralmente causada por bactérias, mas também pode ser provocada por fungos. Ela ocorre quando esses micro-organismos entram na corrente sanguínea e se alojam em áreas já danificadas do coração.

Entre os fatores de risco estão: má higiene bucal, procedimentos dentários, doenças de pele, uso de cateteres ou agulhas, além de tatuagens e piercings sem os cuidados adequados.

Os sintomas podem incluir febre, calafrios, cansaço, perda de apetite, inchaço nas pernas e manchas vermelhas na pele. Em casos mais avançados, pode causar insuficiência cardíaca, afetar rins, provocar AVC ou até infarto intestinal.

O diagnóstico é feito com exames de sangue, imagem do tórax, ecocardiograma e avaliação clínica. O tratamento costuma ser feito no hospital com antibióticos por um período prolongado. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia.

Para prevenir, mantenha uma boa higiene bucal, avise seu médico antes de procedimentos invasivos e cuide da saúde do seu coração. Na dúvida, procure um cardiologista.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


A

A

O que são pólipos uterino e quais os sintomas?

Agência do Rádio

Os pólipos uterinos são pequenas elevações na parede interna do útero e podem estar no endométrio (pólipos endometriais) ou no colo do útero (pólipos endocervicais).

    

Os pólipos uterinos são pequenas elevações na parede interna do útero e podem estar no endométrio (pólipos endometriais) ou no colo do útero (pólipos endocervicais). Muitas vezes assintomáticos, podem ser descobertos em exames de rotina. Quando há sintomas, incluem sangramento fora do período menstrual, fluxo intenso, sangramento após relações sexuais ou na pós-menopausa e dificuldade para engravidar.

O diagnóstico pode ser feito por exame ginecológico, ultrassom, ressonância magnética ou histeroscopia diagnóstica, que utiliza uma câmera para visualizar o útero.

O tratamento depende dos sintomas, fatores de risco e tamanho da pólipo. Em alguns casos, é possível apenas acompanhar, mas a remoção por histeroscopia cirúrgica é o procedimento mais comum, realizado com anestesia. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz, por isso, exames de rotina e consultas regulares com um ginecologista são fundamentais.

Para saber mais, assista ao vídeo sobre Tuberculose do canal do Dr. Ajuda no Youtube.
 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

    

Envelhecimento cardíaco

Agência do Rádio

Neste episódio, o Cardiologista Dr. Flávio S. Brito (CRM: 119.884/ SP) fala sobre envelhecimento cardíaco. O coração funciona como um motor incansável, trabalhando 24 horas por dia, desde o nascimento até o fim da vida. Ele bombeia sangue para todo o corpo, levando oxigênio e nutrientes às células.

Neste episódio, a Endocrinologista Dra. Manuela Rocha (CRM: 124.995/ SP) explica sobre envelhecimento dos ossos.

Os ossos são estruturas vivas e dinâmicas, que se renovam constantemente e exercem funções necessárias, como sustentar o corpo, proteger órgãos e armazenar minerais essenciais, como o cálcio. Para manter a saúde óssea, é importante ter uma alimentação rica em cálcio, praticar exercícios físicos regularmente e tomar sol de forma moderada para a produção de vitamina D.

Com o envelhecimento, a perda de massa óssea é natural, e a osteoporose pode surgir — uma doença silenciosa que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas, principalmente em mulheres após a menopausa e idosos. Como geralmente só é descoberta após uma fratura, a prevenção é fundamental.

Cuidar dos ossos é cuidar da independência, mobilidade e qualidade de vida. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

    

Unhas fracas podem indicar problemas de saúde

Agência do Rádio

Neste episódio, a Dermatologista Dra. Vivian Loureiro (CRM: 135.240/ SP) fala sobre unhas quebradiças. As unhas podem refletir o estado geral da nossa saúde. Unhas saudáveis são levemente rosadas, bem aderidas e crescendo de 3 a 4 mm por mês nas mãos.

Neste episódio, a Dermatologista Dra. Vivian Loureiro (CRM: 135.240/ SP) fala sobre unhas quebradiças.

As unhas podem refletir o estado geral da nossa saúde. Unhas saudáveis são levemente rosadas, bem aderidas e crescendo de 3 a 4 mm por mês nas mãos. 
Quando se tornam frágeis, quebradiças ou descamam facilmente, isso pode indicar deficiências nutricionais, anemia ou problemas na tireoide.

O envelhecimento, o ressecamento, o uso excessivo de esmaltes e o contato com produtos de limpeza também podem afetar a saúde das unhas. Se notar alterações persistentes, procure um dermatologista para uma avaliação adequada.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

   

Catapora: sintomas, complicações e prevenção

Brasil61

Neste episódio, a Infectologista Dra. Mirian de Freitas Dal Ben Corradi (CRM: 115.036/ SP) fala sobre catapora

A catapora, causada pelo vírus varicela-zóster, é comum em crianças, mas pode ser grave em adultos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A vacina disponível no SUS previne formas graves. Quem nunca teve a doença ou não foi vacinado deve procurar a vacina em clínicas particulares.

Após uma catapora, o vírus pode ser reativado, causando herpes zoster (cobreiro), uma doença dolorosa que afeta uma área específica do corpo. A vacina contra herpes zóster é recomendada para pessoas acima de 50 anos e imunocomprometidas. Consulte seu médico para se proteger! 

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

O que a respiração pode dizer sobre a sua saúde

Brasil61

Neste episódio, a Clínica Geral Dra. Maria Helena Favarato (CRM: 125.000/ SP | RQE: 102.447) explica o que a respiração pode dizer sobre a saúde.

A respiração e a voz refletem muito sobre o corpo humano. Falta de ar repentino, sufoco e cansaço extremo podem indicar infarto ou insuficiência cardíaca. Já mudanças no tom de voz, rouquidão persistente ou dificuldade para falar podem estar ligados a doenças neurológicas, como AVC, Parkinson e Alzheimer, ou problemas nas cordas vocais. Se notar algo diferente, procure um médico Clínico Geral.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Tuberculose: o que é, sintomas, transmissão e fatores de risco

Brasil61

Você conhece alguém que tem ou teve Tuberculose? Sabe quando suspeitar desse problema tão frequente no Brasil? Nem todos sabem, mas ainda existe uma epidemia de tuberculose no Brasil e em muitos países no mundo. Descubra no podcast do Dr Ajuda mais informações sobre tuberculose. A infectologista Helena Esper dá mais detalhes dessa doença. Quando você deve suspeitar que tem tuberculose?

Você conhece alguém que tem ou teve Tuberculose? Sabe quando suspeitar desse problema tão frequente no Brasil? Nem todos sabem, mas ainda existe uma epidemia de tuberculose no Brasil e em muitos países no mundo.

Descubra com o Dr Ajuda outras informações sobre tuberculose. A infectologista Helena Esper dá mais detalhes dessa doença. 

Quando você deve suspeitar que tem tuberculose?

Os principais sintomas são: 

  • tosse prolongada que dura mais de 3 semanas. Essa tosse pode ser seca ou com catarro e, nos casos mais avançados ter pus ou sangue.
  • cansaço excessivo e indisposição
  • rouquidão
  • perda de peso sem o desejo de perder, ou seja, não está fazendo nenhuma dieta e mesmo assim está emagrecendo.

Outro aspecto importante é a exposição, você pode ter pego a doença? Sabe se teve contato com alguém com a doença?

Quando uma pessoa com tuberculose tosse, espirra ou fala em voz alta ele expele essas bactérias junto a gotículas que se espalham no ar. 
Se você inalar essas gotículas pode ter o que chamamos de infecção tuberculosa. Essa transmissão é bem fácil de ocorrer.

Essa doença tem remédio! Tem cura! 

Por isso fique atento aos sintomas, se teve contato com alguém com tosse crônica e se tem os fatores de risco. Na suspeita de tuberculose não deixe de procurar um médico que pode ser um Infectologista, um Pneumologista ou um Clinico Geral. 

Para saber mais, assista ao vídeo sobre Tuberculose do canal do Dr. Ajuda no Youtube.



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Infarto: sinais, fatores de risco e o que fazer na suspeita

Brasil61

Neste episódio, o Cardiologista Dr. Bruno Mioto (CRM: 112.007/ SP) fala sobre o infarto.

O infarto é a principal causa de morte no mundo e ocorre quando o fluxo de sangue ao coração é interrompido. O sintoma mais comum é dor no peito em aperto, que pode irradiar para braço, pescoço ou costas. Mas, também pode causar falta de ar, suor frio, tontura, náuseas e cansaço, especialmente em idosos e diabéticos.

Fatores como tabagismo, colesterol alto, hipertensão, diabetes e histórico familiar aumentam o risco. A prevenção inclui exercícios, alimentação saudável e acompanhamento médico. Diante de qualquer sintoma, procure ajuda imediatamente. O infarto é uma emergência! Ligue para o SAMU (192) ou vá ao hospital sem demora.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



 

A

A

    

Formigamento nas mãos e pés: causas e o que fazer

Brasil61

Neste episódio, a Neurologista Dra. Paula Azevedo (CRM: 136.176/ SP) explica sobre formigamento nas mãos e nos pés.,

O formigamento ocasional é normal, mas quando persiste, pode ser um sinal de alerta. Má postura, uso excessivo de eletrônicos, estresse, deficiências nutricionais e doenças como diabetes podem estar entre as causas. 

Se você sofre de perda de sensibilidade, fraqueza muscular ou se espalha para outras áreas, é essencial procurar um médico, especialmente um neurologista. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de tratamento eficaz.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



 

A

A

    

Dr. Ajuda: como ter um intestino saudável na terceira idade?

Brasil61

Neste episódio, o Cirurgião do Aparelho Digestivo Dr. Roger Beltrati Coser (CRM: 112.127/ SP) explica sobre o envelhecimento do intestino.

Com o passar dos anos, o intestino sofre diversas mudanças que podem variar com a digestão e a ingestão de nutrientes. A motilidade intestinal diminui, tornando a digestão mais lenta e aumentando o risco de constipação. Além disso, a microbiota intestinal, que ajuda na digestão e na defesa do organismo, sofre alterações que favorecem inflamações e infecções.

Para manter a saúde intestinal, é essencial adotar uma alimentação rica em fibras, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente. Pequenos cuidados diários fazem toda a diferença para um intestino saudável e uma melhor qualidade de vida.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Dr. Ajuda: O que a sua marcha diz sobre a sua saúde

Brasil61

Neste vídeo, a Fisiatra Dra. Andréa Thomaz Viana (CRM: 112.001/ SP | RQE: 77.889) explica que a forma de andar pode indicar que a saúde não está bem.

A maneira como caminhamos depende da progressão entre cérebro, nervos, músculos e articulações. Quando algo está errado, podem surgir alterações na marcha que indiquem problemas de saúde. 

Arrastar a perna em semicírculo pode ser sinal de AVC. Passos curtos e arrastados são comuns no Parkinson. 

Pernas que se cruzam ao andar podem indicar paralisia cerebral. Já a dificuldade em levantar os pés pode estar ligada à fraqueza muscular. 

Se notar algo diferente no seu jeito de andar, procure um médico.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Caroços pelo corpo e lipoma: O que são? O que reparar?

Brasil61

Neste episódio, a Cirurgiã Geral Dra. Cecília Fernandes Martins (CRM: 115.995/ SP) explica sobre os caroços pelo corpo.

Encontrar um caroço na pele pode ser preocupante, mas nem sempre é algo grave, já que essas lesões podem ter várias causas. Nódulos duros e que crescem com o tempo podem indicar tumores malignos. 

As infecções podem aumentar os linfonodos no pescoço, virilha ou atrás do joelho. 

Lipomas, que são acúmulos de gordura, costumam ser benignos. Já cistos sebáceos podem soltar uma secreção ao serem pressionados. Se houve trauma ou picada no local, pode ser um dermatofibroma. Caso tenha dúvidas, consulte um médico.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Bexiga hiperativa: quais os sintomas e o tratamento

Brasil61

Neste episódio, o Urologista Dr. Fabio Ortega (CRM: 112.039/ SP) fala sobre Bexiga Hiperativa.

A bexiga tem duas funções principais: armazenar a urina e esvaziá-la quando necessário. Durante o armazenamento, o músculo da bexiga relaxa e esfíncter segura a urina. No esvaziamento, o músculo se contrai e o esfíncter relaxa, permitindo a saída da urina. Esses processos são controlados pelos nervos ligados ao cérebro.

A bexiga hiperativa é uma condição em que há urgência para urinar, perda de urina involuntária, aumento da frequência urinária e despertar à noite para urinar. A sensação de medo de perder urina e a necessidade constante de estar perto do banheiro também são comuns.

Vários fatores podem que causar esses sintomas, como infecções urinárias, pedras nos rins, tumores, medicamentos e condições neurológicas, como AVC, Parkinson e esclerose múltipla. Se você apresentar esses sintomas, é importante procurar um médico, preferencialmente um urologista, para avaliação e tratamento adequado.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Dr. Ajuda: Sintomas e tratamento da luxação de ombro

Renata Lu

Neste episódio, o Ortopedista especialista em ombro Dr. Rodrigo Calil (CRM: 112.123/ SP, explica os sintomas e tratamento da luxação de ombro.

A luxação do ombro ocorre quando os ossos da articulação saem do lugar, geralmente, devido a quedas ou impactos fortes, como em esportes de contato. Os principais sintomas incluem dor intensa, incapacidade de mover o ombro e deformidade visível, solicitando atendimento médico imediato.

O tratamento envolve reposicionar o ombro, exames e cirurgia, em alguns casos. A recuperação pode incluir o uso de tipoia e fisioterapia. Se não for tratada corretamente, a luxação pode se tornar recorrente e causar complicações como fraturas e lesões nos nervos.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

O que é constipação e quais as principais causas

Brasil61

Neste episódio, a Coloproctologista Dra. Beatriz Azevedo (CRM: 129.159/ SP | RQE: 67.011) explica o que é constipação e quais são as principais causas.

A constipação, ou intestino preso, vai além da frequência evacuatória. Além de evacuar pelo menos uma vez a cada três dias, fezes duras, ressecadas, dor ao evacuar e sensação de evacuação incompleta também indicam o problema

As causas incluem hipotireoidismo, diabetes, Parkinson e até mesmo fatores sem explicação específica.

Para aliviar a constipação, é essencial manter uma alimentação rica em fibras e água, praticar atividades físicas regularmente, atender à vontade de evacuar sem adiar, adotar uma posição adequada no vaso sanitário (como elevar os pés) e, em casos persistentes, utilizar laxantes sob orientação médica. 

Se os sintomas forem frequentes, um gastroenterologista pode ajudar a identificar a causa e indicar o melhor tratamento.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Dr. Ajuda: quem deve fazer exame para diabetes tipo 2

Brasil61

Neste episódio, o Endocrinologista Dr. Marcio Aurélio Silva Pinto (CRM: 112.092/ SP) conta quem deve fazer exame para diabetes tipo 2.

Pessoas com sintomas como sede excessiva, urinar demais, perda de peso, feridas que não cicatrizam e visão embaçada devem fazer o exame para diabetes.

A testagem também é recomendada para todas as pessoas a partir dos 35 anos e, em qualquer idade, para quem tem sobrepeso e outros fatores de risco, como hipertensão, sedentarismo, histórico familiar de diabetes e síndrome dos ovários policísticos.

Quem teve diabetes gestacional deve ser testado após a gravidez e a cada três anos. Já aqueles com pré-diabetes devem realizar exames regularmente.

Além disso, o uso de certos medicamentos, como corticóides e antipsicóticos, pode exigir testes frequentes. Para mais informações, consulte um médico endocrinologista.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 

A

A

    

Dr. Ajuda: Explante da prótese mamária

Brasil61

Neste episódio, o Cirurgião Plástico Dr. Alexandre Siqueira Franco Fonseca (CRM: 100.646/ SP) explica sobre o explante da próstese mamária.

As próteses de mama não têm prazo de validade, mas podem precisar ser removidas em algumas situações. Entre as principais razões médicas estão: contratura da cápsula, ruptura da prótese, infecções graves e doenças inflamatórias. Mesmo nesses casos, a paciente pode optar pela substituição da prótese.

Algumas mulheres também escolhem a retirada por insatisfação com o tamanho, desconforto ou mudanças no estilo de vida. Após a remoção, a pele e o tecido glandular se ajustam, mas em alguns casos pode ser necessária uma mamoplastia para remodelar a mama.

A escolha da técnica deve ser individualizada e a avaliação de um cirurgião plástico é essencial para um resultado satisfatório.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

    

Dr. Ajuda: doenças cardíacas com o envelhecimento

Brasil61

Neste episódio, o Cardiologista Dr. Flávio S. Brito (CRM: 119.884/ SP), fala sobre as doenças cardíacas com o envelhecimento.

O risco de doenças cardíacas, como a doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e arritmias, aumenta com fatores como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo e obesidade. 

Para prevenir essas condições, adote hábitos saudáveis:
•    Alimentação balanceada;
•    Exercícios físicos regulares;
•    Controle do peso;
•    Abandono do tabagismo.

Investir na saúde do coração é essencial para viver com mais energia e qualidade de vida.

Veja o vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Dr. Ajuda: causas e sintomas da retenção de líquidos

A retenção de líquidos ocorre quando há um acúmulo anormal de líquidos no corpo, causando sintomas em diferentes regiões. Ela pode ter diversas causas e é importante observar os sinais para identificar o problema:

•    Inchaço localizado nos pés, pernas, mãos ou rosto;
•    Pele mais macia e com marcas visíveis ao restringir a área inchada;
•    Aumento de peso rápido sem alterar nossos hábitos;
•    Dificuldade para movimentar áreas inchadas, como mãos ou pés.

Entre as principais causas de retenção de líquidos, estão:

•    Calor excessivo;
•    Oscilações hormonais, como gravidez e ciclo menstrual;
•    Problemas cardíacos;
•    Alterações no fígado;
•    Hipotireoidismo severo.

Se você notar esses sinais, procure orientação médica com um Nefrologista, Cardiologista ou Clínico geral para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. 

Veja o vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

    

Dr. Ajuda: como os ovários envelhecem? Devo fazer reposição hormonal?

Brasil61

Neste episódio, a Ginecologista Dra. Denise Yanasse (CRM: 124.923/ SP) explica sobre as transformações nos ovários com o envelhecimento.

Os ovários têm um papel fundamental no corpo da mulher. Eles produzem os óvulos, essenciais para a reprodução, e também hormônios como o estrogênio e a progesterona. Esses hormônios são responsáveis pelo ciclo menstrual, ajudando na saúde dos ossos, no metabolismo e no desenvolvimento das características femininas, especialmente durante a puberdade.

Na infância, os ovários permanecem inativos e começam a funcionar na puberdade, iniciando a produção hormonal e promovendo diversas mudanças no corpo feminino. Manter a saúde dos ovários é importante para o equilíbrio do organismo.

Veja o vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Dr. Ajuda: a função do coração; saiba como garantir bom funcionamento do órgão

Brasil61

Neste episódio, o Cardiologista Dr. Flávio S. Brito (CRM: 119.884/ SP) explica qual a função do coração.

O coração, um órgão incansável, trabalha 24 horas por dia, bombeando sangue para todo o corpo e fornecendo oxigênio e nutrientes essenciais. Ele também ajuda a eliminar resíduos do metabolismo, como o gás carbônico.

Com sua estrutura muscular e sistema elétrico, garante que o sangue chegue a todas as partes do corpo. Cuidar da saúde do coração é essencial para manter a vitalidade e disposição em todas as idades. Exercícios e alimentação saudável são as melhores formas de garantir o seu bom funcionamento.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 





A

A

    

Dr. Ajuda: O que suas mãos podem dizer sobre sua saúde

Brasil61

Neste episódio, a Reumatologista Dra. Emily Figueiredo Neves Yuki (CRM: 144.237/ SP | RQE: 66.373) fala sobre o que as mãos podem dizer sobre a saúde.

As mãos podem revelar muito sobre a saúde do corpo. Por exemplo, dedo em gatilho (estalo ao esticar) pode indicar diabetes ou esforço repetitivo. Nódulos nos dedos podem ser sinais de artrite ou artrose. 

O Fenômeno de Raynaud, com dedos arroxeados e pálidos, sugere problemas circulatórios. Ressecamento, umidade excessiva ou danos podem indicar alergias, dermatites ou doenças autoimunes. 

Dor na base do  polegarpode estar ligada ao uso excessivo de eletrônicos ou artrite. Observe suas mãos e, ao notar alterações, procure um médico para avaliação e cuidado.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

Dr. Ajuda: o que o cabelo pode dizer sobre a saúde?

Brasil61

Neste episódio, a Dermatologista Dra. Leila Bloch (CRM: 108.287/ SP | RQE: 27.362) compartilha alguns sinais que o cabelo dá quando a saúde não está bem.

O cabelo reflete a saúde do corpo. Fios secos e quebradiços podem indicar falta de hidratação ou deficiências nutricionais, enquanto cabelos oleosos podem indicar alterações hormonais ou dietéticas.

Queda excessiva pode estar ligada ao estresse ou problemas hormonais, e cabelos finos ou ralos podem sugerir calvície. Cabelos brancos precoces podem sinalizar deficiência de vitaminas.

Caspa e queda de pelos em outras áreas podem indicar doenças autoimunes, como a alopecia areata. Observe as alterações e, se necessário, consulte um dermatologista.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



A

A

Dr. Ajuda: Fratura de pênis existe sim; saiba como prevenir

Brasil61

Neste episódio, o Urologista Dr. Fabio Ortega (CRM: 112.039/ SP) compartilha informações sobre fratura de pênis.

A fratura do pênis ocorre quando há uma ruptura da membrana que recobre o corpo cavernoso, geralmente após um trauma, como durante a relação sexual ou quedas. O principal sintoma é um estado acompanhado de dor intensa e aparecimento de hematomas. Em casos graves, pode ocorrer lesão na uretra e hematomas mais extensos.

O diagnóstico é clínico, mas exames de imagem, como ultrassom, podem ser usados para avaliar. O tratamento costuma ser cirúrgico para controlar o sangramento, prevenir infecções e evitar complicações, como curvaturas. 

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

Vitamina C: quando e quanto você precisa tomar?

Brasil61

Neste episódio, a Nutróloga Anna Carolina Pompermayer (CRM: 155.954/ SP) explica sobre a vitamina C.

 A vitamina C, ou ácido ascórbico, é essencial para o corpo, atuando como antioxidante, na produção de colágeno, na absorção de ferro e na saúde ocular. A suplementação é útil para quem tem deficiência, mas não previne infecções em pessoas bem nutridas.

A recomendação diária é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, facilmente obtida em frutas cítricas, morangos e brócolis. Como não é armazenado no corpo, o consumo diário é importante. Excessos podem causar cálculos renais e desconforto gastrointestinal. Consulte um profissional de saúde para avaliar

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Candidíase Vaginal: o que é, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

Brasil61

Neste episódio, a Ginecologista Dra. Denise Yanasse Ortega (CRM: 124.923/ SP) compartilha informações sobre a candidíase vaginal.

A candidíase vaginal é causada pelo fungo cândida, que prolifera quando há desequilíbrio na flora vaginal, devido a fatores como antibióticos, estresse, gravidez, diabetes ou alterações hormonais.

Os sintomas incluem corrimento branco semelhante a ricota, situações intensas, ardência e dor durante relações ou ao urinar, além de desconforto na vulva.

O diagnóstico é geralmente clínico, mas pode incluir exames. O tratamento envolve antifúngicos locais ou orais. Em caso de suspeita, procure um ginecologista

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Artrose: a doença articular mais comum

Brasil61

Neste episódio, o Ortpedista Dr. Rodrigo Calil (CRM: 112.123/ SP) fala sobre a artrose, a doença articular mais comum.

A artrose, ou osteoartrite, é a doença articular mais comum, causada pelo desgaste da cartilagem que protege os ossos nas articulações. Esse desgaste provoca dor, alterações e limitações de movimento, afetando principalmente joelhos, quadris, mãos e coluna. Fatores como envelhecimento, genética, excesso de peso e lesões aumentam o risco.

Prevenir e aliviar os sintomas é possível com exercícios, controle de peso e, quando necessário, medicamentos. Se tiver sintomas, consulte um médico.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

Já ouviu falar de câncer de vulva? Caroço, coceira e feridas podem ser sintomas

Brasil61

Neste episódio, a Ginecologista Dra. Cristina Anton (CRM: 112.017/ SP) fala sobre o câncer de vulva.

   O câncer de vulva é raro, geralmente afeta mulheres acima dos 60 anos, mas pode ocorrer em idades menores. A vulva inclui lábios grandes e pequenos, clitóris e pele ao redor da uretra e vagina. Os sintomas incluem lesões que não cicatrizam, alterações de cor, sangramento ou dor local.

Fatores de risco incluem HPV, líquen escleroso e imunossupressão. O diagnóstico é feito por biópsia, e o tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. A prevenção inclui vacinação contra HPV e uso de preservativos. Notando alterações, consulte um ginecologista.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Dr. Ajuda: o que o seu sono diz sobre sua saúde

Brasil61

Neste episódio, o Especialista em Sono Dr. George Pinheiro (CRM: 148.272/ SP) explica sobre as funções do sono.

O sono vai além do descanso: regula o apetite, fortalece a imunidade, consolida a memória e melhora a atenção. Dormir bem também é essencial para o humor, pois noites mal dormidas podem causar irritabilidade em todas as idades.

Fique atento aos sinais do seu sono. Caso tenha dificuldades, procure um médico especialista.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



 

A

A

Miopia: diagnóstico precoce é essencial para um controle eficaz

Brasil61

Neste episódio, a Oftalmologista Dra. Samantha de Albuquerque (CRM: 109.373/ SP) explica sobre a miopia.

   A miopia afeta 30% a 50% da população e está aumentando, especialmente entre crianças e adolescentes. Causa dificuldade para enxergar objetos distantes, com sintomas como visão embaçada à noite, necessidade de apertar os olhos e dificuldade para ler textos distantes.

Em casos graves, pode haver dificuldade até para enxergar objetos próximos, levando a comportamentos como segurar itens muito perto dos olhos. Ao identificar esses sinais, procure um oftalmologista. O diagnóstico precoce é essencial para um controle eficaz.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A


    Dr. Ajuda: o que suas fezes podem dizer sobre sua saúde?

A coloração normal das fezes é marrom e ocorre devido à bile, substância produzida pelo fígado e processada no sistema digestivo. 

Fezes esbranquiçadas indicam ausência de bile no intestino, podendo sinalizar problemas como cirrose, hepatites, cálculos ou lesões nos canais biliares. 

Observando essa alteração, procure um médico gastroenterologista para investigação e diagnóstico.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    


Epilepsia: o que é? Causas e tratamento

Brasil61

Neste episódio, a Neurologista Dra. Paula Azevedo (CRM: 136.176/ SP, | RQE: 48.685) explica sobre epilepsia.

A epilepsia é uma condição neurológica que afeta cerca de 1% da população mundial, causada por falhas nos sinais elétricos entre os neurônios. Os sintomas variam conforme a área cerebral afetada, incluindo alterações visuais, movimentos involuntários, mudanças no olfato e no paladar ou convulsões.

Nem toda crise epilética indica epilepsia, já que outras condições, como sangramentos cerebrais ou traumas, podem causar crises. Identificando sintomas, procure um neurologista para avaliação.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 





A

A

    

Dr. Ajuda: quais são os sintomas físicos da ansiedade?

Brasil61

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser Pereira Leite (CRM: 112.075/ SP | RQE: 56.082) explica quais são os sintomas físicos da ansiedade.

A ansiedade é comum em situações de estresse, mas, quando persistente e prejudica a qualidade de vida, pode indicar um transtorno mais grave. Os sintomas físicos incluem falta de ar, dor no peito, tremores, tontura, formigamento, dores no corpo e alterações no sono ou apetite, muitas vezes confundidos com problemas orgânicos.

O diagnóstico é clínico e exige avaliação cuidadosa para descartar outras causas. O tratamento pode incluir medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida. 

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Dr. Ajuda: saiba como reconhecer um infarto ou ataque cardíaco

Brasil61

Neste episódio, o Cardiologista Dr. Bruno Mioto (CRM: 112.007/ SP) explica o que é infarto.

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, ocorre quando o fluxo de sangue para o coração é bloqueado, geralmente por um coágulo que se forma sobre uma placa de gordura nas artérias coronárias. Isso impede que o músculo cardíaco receba oxigênio e nutrientes, causando a morte do tecido.

Os principais sintomas incluem dor ou desconforto no peito, cansaço extremo, dor nos braços, falta de ar e suor frio. Reconhecer os sinais e procurar atendimento médico imediato é essencial, pois o tratamento rápido aumenta as chances de salvar o coração e reduzir danos.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


Fonte: Brasil 61

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

O que a respiração pode dizer sobre a saúde: ronco, chiado e dor ao respirar

Brasil61

Neste episódio, a Clínica Geral Dra. Maria Helena Favarato (CRM: 125.000/ SP | RQE: 102.447) fala o que pode ser ronco, chiado e dor ao respirar.

Alguns sinais de respiração, como ronco, chiado ou dor ao respirar, podem indicar problemas sérios de saúde. 

O ronco pode ser um sintoma de apneia do sono, que compromete a oxigenação do corpo e aumenta o risco de doenças cardíacas. 

Já o chiado ao respirar pode indicar condições como asma ou bronquite. Dor ao respirar, por sua vez, pode estar relacionado a infecções pulmonares, como pneumonia, ou até coágulos não respiratórios. 

Esses sinais não devem ser ignorados. Caso os apresentem, procure um médico para avaliação. 

Respirar bem é essencial para a saúde e qualidade de vida.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


Fonte: Brasil 61


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Epilepsia: o que é? Causas e tratamento

Brasil61

Neste episódio, a Neurologista Dra. Paula Azevedo (CRM: 136.176/ SP, | RQE: 48.685) explica sobre epilepsia

A epilepsia é uma condição neurológica que afeta cerca de 1% da população mundial, causada por falhas nos sinais elétricos entre os neurônios. Os sintomas variam conforme a área cerebral afetada, incluindo alterações visuais, movimentos involuntários, mudanças no olfato e no paladar ou convulsões.

Nem toda crise epilética indica epilepsia, já que outras condições, como sangramentos cerebrais ou traumas, podem causar crises. Identificando sintomas, procure um neurologista para avaliação.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Sopro no coração: o que é, sintomas, causas, diagnósticos e o que fazer

Brasil61

O sopro no coração é uma anormalidade detectada durante o exame médico, causada pelo fluxo de sangue no coração ou nos grandes vasos. Em adultos, pode ser benigno, mas frequentemente indica problemas nas válvulas cardíacas, localizadas no lado esquerdo do coração.

O sopro no coração é uma anormalidade detectada durante o exame médico, causada pelo fluxo de sangue no coração ou nos grandes vasos. Em adultos, pode ser benigno, mas frequentemente indica problemas nas válvulas cardíacas, localizadas no lado esquerdo do coração.

As principais causas incluem febre reumática, prolapso da válvula mitral, e alterações congênitas ou relacionadas ao envelhecimento. Geralmente, o sopro não apresenta sintomas no início, mas casos mais graves podem provocar falta de ar, dor no peito, palpitações, desmaios ou inchaço.

Diante desses sinais, é essencial buscar avaliação médica para diagnóstico e tratamento adequado.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    


O sangramento vaginal após a menopausa pode ter diversas causas, como infecções, traumas e câncer de vagina. Já as causas uterinas incluem infecções no útero, pólipos ou miomas, atrofia ou espessamento endometrial, além de câncer de endométrio ou colo do útero.

As doenças sistêmicas ou o uso de medicamentos também podem ser responsáveis, como distúrbios hormonais ou de coagulação, e o uso de anticoagulantes e de reposição hormonal.

Em muitos casos, é necessário realizar uma consulta médica, exame físico e ultrassonografia pélvica transvaginal. As biópsias também podem ser indicadas. Procure um ginecologista para avaliação e tratamento.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:



A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

   

Dr. Ajuda: tipos de pele

Brasil61

Neste episódio, a Dermatologista Dra. Vivian Loureiro (CRM: 135.240/ SP) compartilha sobre os tipos de pele.

Existem cinco tipos básicos de pele: normal, seca, oleosa, acneica, mista e sensível, cada um com cuidados específicos:

•    A pele normal é equilibrada;
•    A pele seca é opaca e áspera devido à falta de hidratação; 
•    A oleosa tem brilho e propensão a cravos e espinhas; 
•    A acneica apresenta cravos e espinhas;
•    A mista é uma combinação de áreas secas e oleosas. É sensível é facilmente irritável.

Os cuidados variam de acordo com o tipo, como hidratação para a pele seca e controle de oleosidade para a oleosa. A alimentação saudável, o uso de protetor solar e o acompanhamento dermatológico são essenciais.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista: 

 


 

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 


 


A

A

    

Dr. Ajuda: pubalgia de origem ortopédica

Brasil61

Neste episódio, o Ortopedista especialista em quadril Dr. Helder Miyahara (CRM: 129.260/ SP) fala sobre pubalgia de origem ortopédica.

A pubalgia é uma dor na região do pubis, comum em esportes que envolvem a rotação do quadril, como futebol e tênis, mas também pode ocorrer em atividades cotidianas, como caminhar.

A causa principal é o desbalanço entre os músculos do abdômen e os adutores da coxa. Inicialmente, a dor é leve e localizada na virilha, mas pode se agravar, afetando até o osso e causando dor em repouso.

O diagnóstico é clínico, e exames como radiografias ou ressonâncias podem ser usados. O tratamento envolve controle da dor e fisioterapia, com cirurgia sendo rara.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

   

Dr. Ajuda: faz mal tomar várias vacinas no mesmo dia?

Brasil61

Neste episódio, a infectologista Dra. Juliana Oliveira da Silva (CRM: 146.533/ SP | RQE: 32.970) responde se faz mal tomar várias vacinas no mesmo dia.

Há muitas dúvidas sobre se receber várias vacinas no mesmo dia sobrecarrega o sistema imunológico ou aumenta o risco de efeitos adversos, mas isso é um mito.

As vacinas do calendário vacinal podem ser administradas simultaneamente sem problemas. O sistema imunológico lida com muitos antígenos diariamente, especialmente na infância, sem sobrecarga. Ou seja, a vacinação simultânea é segura e eficaz.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 

 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A

    

Dr. Ajuda: cuidados com tatuagens

Brasil61

Neste episódio, a Dermatologista Dra. Vivian Loureiro (CRM 135.240/ SP) fala sobre os cuidados com as tatuagens.

A tatuagem é uma prática antiga, com registros de até 4 mil anos antes de Cristo. Hoje, cerca de 30% dos adultos jovens em alguns países têm, pelo menos, uma tatuagem. Existem cinco tipos principais de tatuagem: profissional, amadora, cosmética, traumática e médica.

Tatuagens profissionais são detalhadas e bem pigmentadas, enquanto as amadoras são menos definidas. As cosméticas incluem maquiagens definitivas e camuflagem de imperfeições. Contudo, tintas podem conter metais pesados, e há riscos de infecção, alergias e complicações, incluindo dificuldade no diagnóstico de câncer de pele. A remoção é complexa, por isso, escolha um profissional certificado e siga os cuidados necessários.

Saiba mais sobre este assunto. Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

 


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 






A

A


Preciso me vacinar contra doenças que já estão quase erradicadas?

As vacinas têm historicamente reduzido a incidência de doenças graves, como poliomielite, sarampo e febre amarela. Apesar do sucesso da imunização, isso pode criar uma falsa sensação de segurança, levando a crer que essas doenças não representam mais riscos. No entanto, é justamente a vacinação que tornou essas doenças raras, e é crucial continuar se vacinando para evitar novos surtos e epidemias. Mesmo que uma doença pareça erradicada, a vacinação permanece necessária. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Saiba mais sobre este assunto. Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

    


A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 




A

A


Dr. Ajuda: uso excessivo de medicamentos em idosos

A polifarmácia em idosos, situação em que tomam vários medicamentos diariamente devido a diferentes problemas de saúde, é comum e pode causar esquecimentos, efeitos colaterais e interações medicamentosas. Cerca de 30% dos idosos tomam mais de 5 medicamentos por dia, aumentando o risco de efeitos adversos e, muitas vezes, fazendo uso de medicamentos desnecessários.

 

A cascata iatrogênica, quando um remédio é prescrito para tratar o efeito colateral de outro, é outro risco. Durante consultas médicas, é essencial revisar a necessidade de cada medicamento e discutir possíveis interações e custos. 

Manter uma lista atualizada e organizar os remédios pode ajudar a evitar problemas. Um clínico geral ou geriatra deve revisar regularmente os medicamentos do idoso.

    

A

A

BRASIL 61

Portal Membro desde 03/09/2021

Segmento: Notícias

Premiações: 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COTIDIANO

OPINIÃO